A OMS define as Medicinas Complementares Alternativas (MCA) como sendo medicinas, não convencionais, que abrangem todas as terapias que não são utilizadas pela medicina convencional.
De acordo com a OMS, estas medicinas têm vindo a aumentar em todo o mundo.
De todas as MCA`s a Medicina Tradicional Chinesa é a MCA mais difundida e procurada no mundo moderno e desenvolvido.
 
A Medicina Tradicional Chinesa é constituida por um conjunto de práticas de medicina tradicional desenvolvidas ao longo de milhares de anos da sua história, entre as quais se destaca:
- Acupunctura e técnicas complementares
- Tui Na (massagem terapêutica)
- Fitoterapia
- Ventosaterapia
 

Acupunctura
Inserção de agulhas filiformes no corpo, em pontos específicos distribuidos sobre circuitos energéticos - os meridianos - e reconhecidos como efectivos no tratamento de perturbações de saúde específicas. Estes pontos foram detectados e registados pelos Chineses ao longo de um período de vários milhares de anos. Recentemente, pesquisas electromagnéticas confirmaram as suas localizações.
 
Técnicas Complementares:
- Electroacupunctura
- Auriculopunctura
- TDF

Fitoterapia
Ramo da MTC baseado nas virtudes terapêuticas das plantas medicinais chinesas.
 
Uma fórmula de Fitoterapia Chinesa poderá englobar seis ou mais plantas, cada uma delas com objectivos bem definidos, que vão desde impedir efeitos colaterais indesejados a encaminhar os agentes principais ao local da doença.
 
A Fitoterapia é o ramo mais importante da Medicina Tradicional Chinesa.

Ventosaterapia
Modalidade complementar de tratamento por congestão local, através de vácuo parcialmente fabricado em áreas ou pontos de acupunctura
 
Beneficios:
- Control do sistema circulatório: fortalece a respiração da pele, dos vasos sanguineos, facilita as trocas gasosas, a limpeza do sangue e o reequilibrio do pH sanguineo
- Mantém a flexiilidade dos musculos e retira fibrosidades e aderências
- Efeito relaxante e combate do stress e suas enfermidades
- Estimula a circulação no interior das articulações e melhora o desempenho e a secreção de fluídos sinoviais

Tui Na (massagem)
O Tui Na emprega técnicas de massagem para estimular ou sedar os pontos dos meridianos, visando o equilibrio do fluxo de energia por estes canais.
 
Beneficios:
- Equilibrio energético e sanguíneo
- Equilibrio das funções dos orgãos
- Equilibrio das funções motoras: aumenta a mobilidade das articulações, fortalece a regeneração do sistema ósseo, alivia contracturas musculares, restabelece o fluxo sanguineo nos musculuos paralisados e tensos
- Estimula a libertação de toxinas, combate o stress e promove o equilibrio do sono